Editorial – O Fantástico Kubrusly

Por Portal Opinião Pública 24/08/2023 - 11:25 hs
Foto: Reprodução / Instagram mauricio_kubrusly

Nas últimas semanas, o “Fantástico”, da Rede Globo, tem apresentado uma série especial com momentos marcantes de seus 50 anos. E no último domingo (20), além de relembrar passagens históricas das décadas de 1990 e início dos anos 2000, como reportagens sobre o ET de Varginha e o quadro do “Mister M”, a atração fez uma bonita homenagem ao jornalista Maurício Kubrusly, que por mais de uma década e meia foi o responsável pelo quadro “Me Leva Brasil”, que mostrava personagens pitorescos do interior do país.

Afastado da TV desde 2019, por problemas de saúde, o “Fantástico” revelou que o jornalista está morando no sul da Bahia após descobrir que possui Demência Fronto-Temporal, ou DFT, mesma doença que acomete o ator Bruce Willis - revelada há alguns meses – e que provoca alterações de humor e comportamento.

A notícia pegou muitas pessoas de surpresa, já que a saída de Kubrusly da emissora foi tratada com muita discrição, como deve ser. Na homenagem, o “Fantástico” explicou a atual condição do jornalista e mostrou imagens dele caminhando pela praia, ao lado de sua esposa, Beatriz Goulart, que sempre o acompanha, e de Shiva, seu cão.

Um singelo tributo para um jornalista que durante anos se especializou em contar histórias que, para a maioria, pareciam pitorescas, mas que são uma síntese do que é o Brasil e seu povo. Mauricio Kubrusly soube, como poucos, extrair a essência do brasileiro com uma linguagem leve, divertida, mas acima de tudo respeitosa e tem seu lugar cravado na história do jornalismo brasileiro.